Sobre mim

Consultoria e palestra

Investir em treinamento, formação e capacitação da equipe para atuar com mais confiança no ambiente digital. Não importa se isso ocorre por meio de palestras, workshops ou fóruns sobre temas pertinentes ao negócio. Essas ações são fundamentais para qualquer organização valorizar as pessoas que atuam no front em comunicação digital da corporação. Elaboro projetos especiais em consultoria e palestras focados nos objetivos de empresas ou de profissionais liberais.

UNODC - Nações Unidas

Em 2014, o escritório da ONU sobre drogas e crimes (UNODC – África Ocidental e Central) me convidou para apresentar a Rede Narcosul (formada por jornalistas da América Latina), criada por mim, num congresso em Saly, no Senegal, na África. Passei as bases de como montar e gerenciar uma rede de proteção e investigação sobre crime organizado para jornalistas africanos por meio do WhatsApp.

Há 15 anos faço palestras em universidades públicas e privadas. Já fiz conferências na UFRJ, UFF, UFRRJ, UERJ, PUC, ESPM, UNIT (Maceió), entre outras.

Estive com times de comunicação, marketing e tecnologias de empresas como TIM e L’Oréal. Apresentei o case do WhatsApp do EXTRA e sua forma de aproximação com o público e a utilização como um novo canal para as empresas.

Em empresas jornalísticas, fiz palestras e treinamento para veículos como O Diário de São Paulo, Jornal A Tarde (Bahia), Jornal Massa (Bahia) Globo, EXTRA e Sistema Globo de Rádio.​

Considero as palestras o ponto de partida para qualquer trabalho de consultoria. Elas aproximam, desmistificam e revelam que ações disruptivas surgem durante crises severas. Aprendo muito com as minhas andanças por universidades, escolas, empresas e eventos de tecnologia e inovação, como a Campus Party. Em 2011, tive a oportunidade de falar um pouco de como uma ação usando hashtags #Éboato #Éverdade no Twitter fez diferença no combate a onda de boataria que dominava as redes sociais em novembro de 2010.

Media Training

Em maio deste ano, fui convidado por quatro instituições de Alagoas para levar o Workshop “Técnicas de comunicação eficiente e media training”. O primeiro deles foi realizado para membros do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Foram oito horas de treinamento com técnicas de entrevistas, relacionamento com imprensa e técnicas de discurso. O workshop foi promovido pela Diretoria de Comunicação Social do Ministério Público, em parceria com a Associação do Ministério Público de Alagoas.

© Copyright 2017 - Fabio Gusmão